Atendimento Online

Diante da atual conjuntura, decorrente da crise gerada pelo coronavírus, muitos psicólogos tiveram que deixar de atender seus pacientes presencialmente como uma medida de segurança. 

No entanto, é evidente que as pessoas não pararam de ter problemas e de precisar da terapia. Pelo contrário, para alguns, novas questões surgiram por conta do isolamento social e de mudanças na rotina, como ansiedade, depressão e estresse.

Levando em consideração este cenário, o atendimento psicológico online surge como uma alternativa para que os pacientes possam dar continuidade ao tratamento e orientação, mesmo que não presencialmente. 

Porém, muitas pessoas tem dúvidas sobre esse processo, seu funcionamento e eficácia. Então, pretendo responder aqui algumas das perguntas mais frequentes feitas sobre o atendimento online.   

O que é atendimento psicológico online?

Trata-se de uma consulta onde a interação entre psicólogo e paciente ocorre por uma chamada de vídeo pela internet.

Quais os objetivos do atendimento psicológico online?

Assim como na modalidade presencial, pretende-se analisar queixas específicas e buscar amenizar o sofrimento do cliente por meio de princípios, conhecimentos e técnicas psicológicas.

Quais as vantagens do atendimento psicológico online?

Primeiro, a praticidade por evitar deslocamento e trânsito, otimizando assim o tempo dispendido pelo paciente para realizar seu atendimento. Segundo, a economia de recursos, tanto por parte do paciente quanto do psicólogo, faz com que o preço das consultas seja mais acessível.

O atendimento psicológico online tem alguma regulamentação oficial?

Desde Novembro de 2018, o atendimento psicológico online é autorizado e regulamentado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia sem limite de sessões. O psicólogo deve estar registrado e autorizado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia para realizar este serviço.

O atendimento é sigiloso?

Todas as informações trocadas na orientação psicológica são de responsabilidade do psicólogo, que deve manter o sigilo dos dados do paciente e não realizar nenhum registro de vídeo ou áudio dos casos atendidos, conforme o Código de Ética do Psicólogo.

Para quem é indicado este serviço?

Não há restrições para a realização do atendimento psicológico online. Seu objetivo é, justamente, auxiliar as pessoas com suas questões emocionais e psicológicas, com o benefício de poder ser realizado no conforto da casa do paciente e de acordo com sua disponibilidade de horários.  

Quanto tempo de duração tem as sessões?

Cada sessão tem a duração de 50 minutos.

Qual o preço do atendimento?

O preço do atendimento de 50 minutos é de R$ 150,00.

Quais as forma de pagamento?

A forma de pagamento é o depósito antecipado do valor de cada sessão. 

Qual equipamento devo ter para realizar um atendimento psicológico online?

Podem ser utilizados computadores, notebooks, smartphones tablets ou qualquer outro dispositivo compatível com o aplicativo Whatsapp e que permita o uso do recurso de chamada por vídeo.  Evidentemente, é necessário que o dispositivo tenha um microfone e uma camera e que esteja conectado a internet banda larga. Recomenda-se também o uso de fone de ouvido para maior privacidade. Sugiro que faça uma chamada de vídeo com um amigo antes da consulta para se familiarizar com o recurso e também para verificar a qualidade da sua conexão de internet.

Quais cuidados devo tomar para realizar um atendimento psicológico online?

Como o atendimento ocorre entre o psicólogo e o paciente, as duas partes devem tomar medidas preventivas para garantir a segurança e privacidade das informações trocadas.

  • Utilize seu próprio equipamento para os atendimentos online, evite computadores públicos ou de terceiros.

  • Mesmo utilizando seu próprio equipamento, evite realizar o atendimento em conexões públicas, como aeroportos, hoteis, etc.  Prefira realizar o atendimento em uma conexão privada confiável como sua casa ou empresa.

  • Mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado.

Como devo proceder para utilizar este serviço?

  1. Agende seu atendimento via celular ou whatsapp.

  2. Efetue o pagamento conforme combinado com a psicóloga.

  3. Escolha um local tranquilo, sem barulho ou interferências externas e onde haja privacidade, para a realização da consulta.

  4. Certifique-se de que seu dispositivo está carregado e conectado à internet para garantir o bom andamento da consulta. 

  5. Esteja online pelo whatsapp no horário agendado para seu atendimento e aguarde a psicóloga iniciar a chamada de vídeo.

Tel e Whatsapp: (21) 99646-9846

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
e589388eb222889b1771b439a51510bb.png
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now