Atendimento Online

Image by Avel Chuklanov

Diante da atual conjuntura, decorrente da crise gerada pelo coronavírus, muitos psicólogos tiveram que deixar de atender seus pacientes presencialmente como uma medida de segurança. 

No entanto, é evidente que as pessoas não pararam de ter problemas e de precisar da terapia. Pelo contrário, para alguns, novas questões surgiram por conta do isolamento social e de mudanças na rotina, como ansiedade, depressão e estresse.

Levando em consideração este cenário, o atendimento psicológico online surge como uma alternativa para que os pacientes possam dar continuidade ao tratamento e orientação, mesmo que não presencialmente. 

Porém, muitas pessoas tem dúvidas sobre esse processo, seu funcionamento e eficácia. Então, pretendo responder aqui algumas das perguntas mais frequentes feitas sobre o atendimento online.   

O que é atendimento psicológico online?

Trata-se de uma consulta onde a interação entre psicólogo e paciente ocorre por uma chamada de vídeo pela internet.

Quais os objetivos do atendimento psicológico online?

Assim como na modalidade presencial, pretende-se analisar queixas específicas e buscar amenizar o sofrimento do cliente por meio de princípios, conhecimentos e técnicas psicológicas.

Quais as vantagens do atendimento psicológico online?

Primeiro, a praticidade por evitar deslocamento e trânsito, otimizando assim o tempo dispendido pelo paciente para realizar seu atendimento. Segundo, a economia de recursos, tanto por parte do paciente quanto do psicólogo, faz com que o preço das consultas seja mais acessível.

O atendimento psicológico online tem alguma regulamentação oficial?

Desde Novembro de 2018, o atendimento psicológico online é autorizado e regulamentado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia sem limite de sessões. O psicólogo deve estar registrado e autorizado pelo CFP – Conselho Federal de Psicologia para realizar este serviço.

O atendimento é sigiloso?

Todas as informações trocadas na orientação psicológica são de responsabilidade do psicólogo, que deve manter o sigilo dos dados do paciente e não realizar nenhum registro de vídeo ou áudio dos casos atendidos, conforme o Código de Ética do Psicólogo.

Para quem é indicado este serviço?

Não há restrições para a realização do atendimento psicológico online. Seu objetivo é, justamente, auxiliar as pessoas com suas questões emocionais e psicológicas, com o benefício de poder ser realizado no conforto da casa do paciente e de acordo com sua disponibilidade de horários.  

Quanto tempo de duração tem as sessões?

Cada sessão tem a duração de 50 minutos.

Qual o preço do atendimento?

O preço do atendimento de 50 minutos é de R$ 150,00.

Quais as forma de pagamento?

A forma de pagamento é o depósito antecipado do valor de cada sessão. 

Qual equipamento devo ter para realizar um atendimento psicológico online?

Podem ser utilizados computadores, notebooks, smartphones tablets ou qualquer outro dispositivo compatível com o aplicativo Whatsapp e que permita o uso do recurso de chamada por vídeo.  Evidentemente, é necessário que o dispositivo tenha um microfone e uma camera e que esteja conectado a internet banda larga. Recomenda-se também o uso de fone de ouvido para maior privacidade. Sugiro que faça uma chamada de vídeo com um amigo antes da consulta para se familiarizar com o recurso e também para verificar a qualidade da sua conexão de internet.

Quais cuidados devo tomar para realizar um atendimento psicológico online?

Como o atendimento ocorre entre o psicólogo e o paciente, as duas partes devem tomar medidas preventivas para garantir a segurança e privacidade das informações trocadas.

  • Utilize seu próprio equipamento para os atendimentos online, evite computadores públicos ou de terceiros.

  • Mesmo utilizando seu próprio equipamento, evite realizar o atendimento em conexões públicas, como aeroportos, hoteis, etc.  Prefira realizar o atendimento em uma conexão privada confiável como sua casa ou empresa.

  • Mantenha sempre um antivírus instalado e atualizado.

Como devo proceder para utilizar este serviço?

  1. Agende seu atendimento via celular ou whatsapp.

  2. Efetue o pagamento conforme combinado com a psicóloga.

  3. Escolha um local tranquilo, sem barulho ou interferências externas e onde haja privacidade, para a realização da consulta.

  4. Certifique-se de que seu dispositivo está carregado e conectado à internet para garantir o bom andamento da consulta. 

  5. Esteja online pelo whatsapp no horário agendado para seu atendimento e aguarde a psicóloga iniciar a chamada de vídeo.